Desodorante, antitranspirante ou antiperspirante?


O Brasil segue em primeiro lugar como sendo o maior mercado consumidor de desodorantes no mundo segundo dados da ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. 

Desodorantes são produtos que contém bactericidas ou bacteriostáticos , por exemplo álcool etílico, que controla o desenvolvimento de bactérias na pele impedindo que estas degradem o conteúdo proteico do suor em aminas e amidas que conferem o mau odor corporal. Em geral se apresentam com embalagens do tipo squeeze.

Leia também: Coisas que ninguém te conta: Desodorantes - parte 1

Antitranspirantes ou antiperspirantes são produtos que contém substâncias antissudoríferas, em geral compostos de alumínio ou zircônio, como clorohidróxido de alumínio ou zirconato de alumínio pentaclorohidratado, que interagem com os eletrólitos do suor e com as fibrilas de queratina dos orifícios (orifícios das glândulas sudoríparas por onde sai o suor), obstruindo-os parcialmente, diminuindo a quantidade de suor. Esses produtos também tem ação desodorante. Geralmente se apresentam como roll-on e aerossol.

O suor expelido pelas glândulas sudoríparas apócrinas é inicialmente inodoro, mas contém lipídeos já que são associadas aos folículos pilossebáceos, contribuindo para proliferação de bactérias que convertem esses lipídeos à ácido isovalérico, por exemplo, um dos responsáveis pelo mau odor.

Leia também: Coisas que ninguém te conta: Desodorantes - parte 2

Quando lavamos nossa pele com sabonete em barra comum (pH ~ 8), elevamos o pH também, que inicialmente tem de 4,5 a 6. Essas bactérias são mais ativas em pH alcalino, se alimentam dos componentes presentes no suor liberando ácido 3-metil-2-hexanóico, causa primária do mau odor.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...