Importância da proteção UVA em protetores solares


raios UVA e UVB atingindo a pele

Em 2012, a ANVISA  determinou que os protetores solares devem conter proteção contra a radiação UVA. Essa proteção deve ser de no mínimo 1/3 do FPS (fator de proteção solar) UVB comunicada na embalagem.

A radiação UVA é a responsável pelo envelhecimento precoce e por modificações no DNA podendo levar a um câncer de pele. Daí a importância de se utilizar produtos que contenham ambas proteções.

Leia também: Radiação ultravioleta e a pele

Essa radiação é constante durante o dia ao contrário da UVB que é mais intensa entra 10-16h.

Leia também: 5 Mitos sobre protetores solares

Para pessoas morenas, protetores com FPS 20, para pessoas de peles mais claras, protetores com  FPS 30, considerando que a pessoa fique a maior parte do tempo em casa ou escritório. Deve-se aplicar ao se levantar pela manhã e a reaplicação deve ser feita no horário do almoço. Uma pesquisa da Johnson & Johnson em 2012, verificou que somente 31% dos brasileiros utilizam protetor solar regularmente, essa é uma notícia preocupante já que vivemos em um dos países em que a incidência solar é alta.

Leia também : Praia, sol e... Qual FPS é adequado para minha pele?
imagem proteção solar

FPS acima de 30 ou 50, se utilizados na quantidade correta, oferecem cerca de 96% de proteção. O problema é qual a quantidade certa? Normalmente as pessoas passam muito menos do que o necessário o que faz com que a proteção oferecida seja menor.

Por exemplo, para o rosto seria o equivalente a uma colher de café cheia !!! O rosto fica  bem melado...Usar protetores solares com FPS acima de 50 é muito bom já que passando uma quantidade menor e com reaplicações chega-se próximo à uma proteção ideal.

Leia também: Proteção solar e pele oleosa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...