7 passos para formular cosméticos

imagem embalagens cosméticos

Para se tornar um bom formulador cosmético é imprescindível conhecer as matérias-primas e suas interações, também saber avaliar protótipos.

Listo 7 passos básicos para ter êxito em suas fórmulas.

Passo 1: Escolha um benchmark

Um "benchmark" é uma referência de produto. Sempre existe um líder de mercado na categoria em que você está formulando e é este produto que você deve comparar com o seu. É quase impossível atualmente trabalhar na criação de um produto cosmético completamente novo em que não exista um no mercado, seja nacional ou internacional, para comparar. Uma dica é acompanhar monitoração de mercado como Euromonitor ou Mintel. Também acompanhar o que os consumidores estão comprando mais e o porquê.

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Passo 2: Analise seu benchmark 

Selecione generalidades e características específicas que você quer avaliar em seu benchmark. Listar as matérias-primas do rótulo também. Depois teste-o como por exemplo...

Para produtos para cabelos:

1. Tempo de enxágue;
2. Tempo de formação de espuma;
3. Característica da espuma (cremosa ou não);
4. Sensorial no cabelo durante a aplicação (penteabilidade);
5. Espalhabilidade do produto no cabelo;
6. Sensorial no cabelo após enxágue (penteabilidade);
7.Sensorial no cabelo quando seco (penteabilidade);
8.Odor antes, durante e após aplicação;
9. Aspecto do produto.

Para produtos para pele:

1. Tempo de secagem na pele;
2. Oleosidade em contato com a pele;
3. "Tack" ( pegajosidade);
4. Sensorial durante e após a aplicação;
5. "Brancura" durante a aplicação;
6. Duração da hidratação;
7. Odor após aplicação;
8. Aspecto do produto.

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Para cada característica desenvolva uma escala de 1 a 5 ou 1 a 10. Faça o teste nos cabelos ou nos antebraços (para produtos para pele), por exemplo e ranqueie cada característica do benchmark . Repita os testes, faça análises físico-químicas também e analise criticamente os resultados.

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Passo 3: Faça protótipos

Com os resultados obtidos com o seu benchmark, faça seu (s) protótipo(s) e compare. Não faça muitos protótipos, selecione no máximo 3 fórmulas para ser mais objetivo (a).

Passo 4: Analise seus protótipos

Analise seu (s) protótipo (s) algumas vezes (mesmas análises do passo 2 incluindo as análises físico-químicas) e compare com os resultados do
imagem cosméticos
benchmark. Veja se vale a pena seguir com a (s) fórmula(s). Se valer, faça testes de pré-estabilidade como centrífuga e banho-maria por exemplo.


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Passo 5: Faça teste cego

O teste cego consiste em desidentificar o benchmark e avaliá-lo (pessoas que não conhecem o projeto a fundo como você)  juntamente o protótipo escolhido, ambos codificados . Dê as amostras codificadas, um protocolo de aplicação com as instruções e uma ficha de avaliação para os painelistas. É muito importante treiná-los com o protocolo antes  para as avaliações, se for possível. As características avaliadas podem ser as mesmas do passo 2. O importante é compilar os resultados e comparar a percepção dos painelistas sobre a sua fórmula, a do benchmark com a sua percepção.


Passo 6: Pare e volte ou siga em frente

Com os resultados do passo 5, siga com o projeto. Se sua fórmula foi bem avaliada, superior ou não teve diferença do benchmark você conseguiu seu objetivo. Se não foi tão bem, faça ajustes na fórmula, diminua ou aumente certas matérias-primas que julgar necessário ou substitua por outras e volte ao passo 2 até que seu objetivo seja atingido.

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Passo 7: Testes de estabilidade

Passo obrigatório muito importante ! Não deixe de fazer testes de estabilidade em suas fórmulas, eles garantirão ou não que seu produto ficará estável dentro do prazo de validade que estipular. Testes básicos: de geladeira, estufa, temperatura ambiente e microbiológicos são muito comuns.Os detalharei em um eBook a ser lançado em breve. Aguardem !

Leia também: Matérias-primas para cosméticos

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