5 Mitos sobre protetores solares




Mito: "Não precisa usar protetor solar quando está nublado".

Mais de 80% da radiação ultravioleta ultrapassa as nuvens...

Leia também: Índice ultravioleta "desvendado"

Mito: " Aplicar o protetor solar uma vez ao dia já é o suficiente".

Se você estiver exposto(a) ao sol na piscina, mar, rio ou transpirando, mesmo que seu protetor seja resistente a água, você deve reaplicá-lo a cada 2 horas pelo menos (ele pode escorrer com o suor, o uso de toalha pode retirá-lo etc). Se não se expor diretamente ao sol (estiver em casa, escritório, etc) aplique pelo menos 2 vezes ao dia.

Leia também: Radiação ultravioleta e a pele

Mito: "Preciso produzir vitamina D e só produzo expondo-me ao sol".

Uma das razões que as pessoas alegam para não utilizar protetores solares é a produção de vitamina D. Entretanto, uma dieta rica em peixes, leite fortificado e ovos pode aumentar a produção da mesma. Suplementos de vitamina D também são bem mais saudáveis do que se expor diretamente ao sol sem proteção (trazem mais benefícios do que se comparar aos inúmero malefícios da exposição entre 10 e 16h sem proteção).

Mito: "Minha pele é escura, não queima por isso não preciso de proteção solar".

Peles de afrodescendentes realmente tem uma proteção"extra": muita melanina mas isso  não significa que essa proteção natural seja suficiente. Essas peles devem ser protegidas também com protetores FPS 15 para não acelerar o processo de envelhecimento ou até causar câncer.

Leia também: Praia, sol e ... Qual FPS adequado para minha pele?

Mito: " Minha maquiagem contém FPS e isso é o suficiente".

Algumas maquiagens contém fator de proteção solar mas normalmente, são baixos ou não são suficientes para o tipo de pele e/ou a quantidade aplicada. Essa proteção das maquiagens é um "extra" e não deve ser considerada como a proteção principal.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...